O deputado estadual Amilton Filho (MDB) esteve no mês de julho na sede da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) na companhia do para-atleta anapolino Jonas Souza e de sua treinadora, a educadora física Anna Clara Cabral, em visita ao titular daquela pasta, o major Rudson Rosa Guerra.
O objetivo da visita foi o de interceder junto ao secretário para que a Seel garanta as passagens aéreas ao para-atleta de triathlon para que ele possa participar de duas competições, um em nível continental, a Americas Triathlon Para Cup, em Santa Marta, na Colômbia, e outra em nível mundial, a World Triatlhon World Cup, em Alhandra, Portugal, em setembro e outubro próximo, respectivamente.
Ao final da reunião, Amilton ouviu do secretário Rudson que o Estado de Goiás bancaria a passagem de ida e volta para o atleta, embora não tenha prometido oferecer também os bilhetes aéreos da treinadora. Esta garantia refere-se à ida do para-atleta à competição na Colômbia, enquanto a de Portugal está sendo estudada.
Jonas Souza é atleta paralímpico desde 2009 e competiu em três modalidades esportivas, como natação, atletismo e triathlon, esporte ao qual se dedica atualmente. Hoje, Jonas é um dos melhores triatletas paralímpicos do Brasil, pois só entre 2016 e 2022 ele foi heptacampeão brasileiro e em 2023, vice-campeão. Em 2022, Jonas figurou na 22ª posição do ranking mundial.
Todo este talento, treino e dedicação poderiam ter levado Jonas aos Jogos Paralímpicos de Paris, que começam no dia 28 de agosto, na capital francesa. Ocorre que o para-atleta não dispõe de condições financeiras nem de patrocínio para participar de competições internacionais e se ranquear para então ter chance de se qualificar para as Paralimpíadas.
“Índice ele tem, mas infelizmente não pode ir a Paris porque não esteve em campeonatos internacionais, e o critério para ir à França seria a pontuação que ele tivesse obtido nesses eventos ao redor do mundo”, explica Anna Clara. Ou seja, o Brasil deixa de enviar um potencial medalhista olímpico por falta de apoio ao anapolino, que treina na Raia 7 Escola de Natação.